quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A avaliação deste professor? 0 em 20

Dizem os teóricos que a história não se repete, mas ontem isso esteve muito, muito perto de acontecer: uma equipa orientada por Carlos Queiroz sofreu seis golos, vendo o adversário passar por várias vezes a 200 à hora por uma faixa esquerda completamente abandonada à sua sorte. Bate certo com um certo dia de Maio de 1994? Bate, bate! Só falha uma coisa: duvido que o João Moutinho tenha chorado de felicidade como então lacrimejou...

Não sei a que raio se propunha Gilberto Madail quando viu o «sargentão» fugir a sete pés. Mas se queria ver a população sofrer, voltar a recorrer à calculadora e aliviar mais vezes a bexiga em jogos da selecção, fez a escolha certa. É que, convenhamos, Queiroz só não é pior que José Gomes e Luís Campos - tenho a leve impressão de ter encontrado o pódio mais ridículo do futebol português - porque ganhou uma Taça de Portugal ao Marítimo e uma supertaça espanhola ao Maiorca de... Jaime Pacheco.

De resto, o nosso mais eminente professor de Educação Física contribuiu para a presença de técnicos portugueses em meio mundo - desde o Japão até aos «States», levando com ele inúmeros adjuntos, alguns dos quais (como José Alberto Costa, Peseiro e Toni) melhores do que ele na função de treinador, sem ganhar a mais leve ponta de um corno.

Quando o Zdenek Zeman português, Jorge Jesus - há que dar-lhe os parabéns pela excelsa modificação capilar que ostenta, década e meia depois do Amora na Zona Sul da II Divisão B -, vem declarar aos quatro ventos, enquanto masca pastilhas Bublicious, que os técnicos portugueses são do melhor que há no mundo a nível táctico, o Queiroz faz o enorme favor de desmentir essa teoria - e em grande, como não poderia deixar de ser...

Resumindo: se com Artur Jorge houve Octávio, se com Toni houve Jesualdo Ferreira, se com Jesualdo Ferreira houve Carlos Azenha, se com Paco Fortes houve Fanã, contratem o Nelo Vingada para adjunto. Vendo bem, sem ele, não teríamos sido bicampeões mundiais de sub-20.

Sem comentários: